Sobre Metrobus
MetroBus é um sistema integrado e intermodal de transportes para a Área Metropolitana de Maputo, em Moçambique, com base no uso das linha ferroviárias existentes. O sistema inclui também linhas de autocarros que alimentam e complementam a componente ferroviária. O sistema esperava transportar 3,6 milhões de passageiros em 2018.
A nossa missão é a prestação do serviço de transporte público urbano de superfície de passageiros, orientada por critérios de Sustentabilidade, contribuindo para um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
De início, o MetroBus projectou estabelecer e expandir a sua rede em três fases
O Metrobus iniciou a sua operação em 6 de Fevereiro de 2018 com serviços no troço conjunto das linhas de Goba e Ressano Garcia, da Estação Central de Maputo até à estação da Machava e num ramal desta linha até à estação provisória da Matola-Frigo. Na semana seguinte, a 13 de Fevereiro, abriu um novo serviço na linha de Ressano Garcia, da Estação Central de Maputo até à estação da Matola-Gare. O plano inicial era transformar a estação temporária da Matola-Frigo numa infraestrutura definitiva que poderia acomodar 1.500 pessoas. No entanto, esta estação não foi construída e o serviço foi, em vez disso, estendido para Boane, na linha de Goba em 19 de Fevereiro de 2018.
O Metrobus foi pensado para uma clientela de classe média, mais afluente do que aquela que utiliza os comboios suburbanos dos CFM, sendo um objectivo fazer com que essa classe deixe os carros em casa.


A nossa liderança global
Queremos ser reconhecidos como uma empresa que desenvolve soluções que as pessoas sonham: na mobilidade, indústria digital e metalomecânica, logística e fornecimento de veículos com assistência técnica
Amade Camal
CEO